A nossa História

A APG é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1954, que tem como objetivo principal promover a gestão de pessoas em Portugal. Com mais de 45 anos de história, a APG é hoje uma referência nacional e internacional no desenvolvimento e partilha de conhecimentos e práticas em gestão de pessoas.

A missão da APG é promover a excelência na gestão de pessoas em Portugal, através do desenvolvimento e partilha de conhecimentos, práticas e soluções inovadoras. Para alcançar esse objetivo, a APG organiza diversos eventos, formações e conferências ao longo do ano, reunindo profissionais e especialistas da área para debater os desafios e oportunidades da gestão de pessoas. Além disso, a APG também apoia a investigação científica em gestão de pessoas e colabora com outras entidades nacionais e internacionais para promover a partilha de boas práticas e a criação de redes de cooperação entre profissionais e organizações.

Ao longo dos anos, a APG tem sido reconhecida pela sua contribuição para o desenvolvimento da gestão de pessoas em Portugal. Desde a sua fundação, a APG tem vindo a crescer e a expandir a sua presença, sendo atualmente uma das maiores associações de gestão de pessoas em Portugal, com uma vasta rede de associados e parceiros.

Uma associação com história, mas muito mais voltada para o presente...e para o futuro!

A APG é uma das mais antigas associações profissionais em Portugal, contudo, muito mais virada para o presente e futuro da gestão de pessoas. É membro da EAPM – European Association for People Management, com quem colabora ativamente em diversas iniciativas internacionais.

Em 2022, a 53ª Edição da International People Conference contou com a presença de 12 nacionalidades, o que representou um dos maiores eventos da história da Gestão de Pessoas Lusófonas. Em 2023, a APG vai realizar o primeiro evento “HR Digital 2023”, um evento inteiramente dedicado às tecnologias de gestão de pessoas, transformação digital, Big Data e inteligência artificial (IA). Na sua próxima edição, a International People Conference contará com mais de 20 nacionalidades representadas, sendo esse o maior evento de sempre da APG. Esse evento é um marco importante para a APG, uma vez que reforça o seu compromisso com a inovação e a excelência na Gestão de Pessoas.

2023 será também o ano em que Portugal recebe a reunião oficial dos Delegados e Representantes Europeus de todos os Países da EAPM, numa semana em que Lisboa se tornará o epicentro da discussão e partilha em gestão de pessoas e organizações na Europa.

Notícias APG e atualidade do mundo RH!

A Qualitymark, uma editora de referência no mercado livreiro português e brasileiro, lançou recentemente a obra "Empoderamento Feminino em Ação: eu quero ajudar as mulheres a chegar ao topo das empresas", da autoria de Maria João Antunes, que pretende ajudar as mulheres a progredirem na sua carreira de líderes, embora não faça nada mal aos homens se o lerem, pelo contrário! Neste livro encontrar-se-ão testemunhos inspiradores de mulheres e de homens que alcançaram carreiras brilhantes, partilhando histórias que fomentam o empoderamento feminino, tanto no ambiente corporativo quanto na vida pessoal. "É parte de um testemunho que podem ler na íntegra neste livro que pretende precisamente alterar este paradigma. Não podemos tentar ser como os homens, somos diferentes e ainda bem. O que tem de existir, sim, é a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Cada profissional independentemente do género, com a sua identidade e com as suas características, fazem a diferença numa empresa e a diversidade potencia a inovação e incentiva ao progresso. Gostava muito de inspirar as mulheres a lutarem e a não desistirem das suas ambições e dos seus sonhos!" Maria João Antunes fez o seu percurso sempre a pensar como poderia desenvolver as pessoas e ser parceira na gestão das empresas. É licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho (pré-Bolonha), tem 35 anos de vivência profissional, 25 dos quais em cargos de Direção e de Administração tendo sido premiada 2 vezes durante a sua atividade no corporativo, como melhor gestora RH do ano, pela RH Magazine, e recebeu também o prémio APG Personalidade. Há alguns anos que se dedica ao coaching e à mentoria e desenvolve projetos de estratégia na área de RH. Para saber mais sobre este livro e encomendá-lo, aceda aqui.  Oferta de portes no envio, basta inserir o código: QUALITYMARK .

Decorreu no passado dia 29 de maio, em Lisboa, a entrega dos prémios "Empresas Felizes 2024" bem como a distinção do "Happy Boss" by Happiness Works 2024 e do "Happiness Manager by APG 2024" em parceria com o Happiness Works. Este último prémio, entregue pelo 2º ano consecutivo, é uma iniciativa da APG, resultado do trabalho desenvolvido pela nossa associação no âmbito da inovadora Certificação em Happiness Manager. Segundo o estudo Happiness Works, que avalia o nível de felicidade das organizações em Portugal, onde são calculados o índice total de felicidade organizacional, índice de felicidade dos colaboradores com a organização e índice de felicidade dos colaboradores com a função que desempenham, as 20 empresas mais felizes em 2024 são: 1. AMCO – Intermediários de Crédito – 1º lugar 2. Milestone Consulting SA – 2º lugar 3. Wellow™ Group - 3º lugar Apenas são referidas as empresas que ficam no Top 3. As restantes, apresentadas por ordem alfabética, são: • Adecco Portugal • Altronix – Sistemas Electrónicos, Lda. • Beltrão Coelho - Sistemas de Escritório, Lda. • COBELBA Sociedade de Construção Civil, SA • L.I.S. - Colégio Novo da Maia, SA • CREATE IT - Integração e Desenvolvimento de Sistemas Informáticos, Lda • FLAG • IEP - Instituto Electrotécnico Português • MENIN WINE COMPANY, LDA. • PHC Software • PORTOCARGO Transitários SA • QUILABAN, Química Laboratorial Analítica – SA • RH MAIS • SAMSYS - Consultoria e Soluções Informáticas, Lda. • SMART CONSULTING • SMARTIDIOM, Lda. • WYGROUP O prémio “Happy Boss 2024” foi atribuído a Sérgio Luciano, CEO do Grupo Quilaban. O prémio “Happiness Manager by APG 2024” foi atribuído a Anabela Salgado Serra, enfermeira com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Coordenadora da Comissão para a Igualdade, Coordenadora da Comissão de Combate ao Desperdício e Presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do Doente. Nos últimos 4 anos tem aplicado o estudo Happiness Works no Hospital Distrital da Figueira da Foz, agora integrado na ULS do Baixo Mondego e contribuído para aumentar o nível de felicidade organizacional neste hospital. O prémio foi entregue por Paula Rocha, membro da Direção Nacional da APG. Realizado desde 2012, o estudo Happines Works avalia, anualmente, o nível de felicidade das organizações em Portugal sendo as respostas são obtidas entre janeiro e abril. A escala de resposta considera cinco pontos (1. Muito infeliz, 5. Muito feliz).

Juntamente com o World Economic Forum (www.weforum.org) e a European Association for People Management (www.eapm.org), a APG está a colaborar na divulgação do survey “Future of Jobs” - cuja primeira edição remonta a 2016 - considerada uma das ferramentas de medição pioneiras que reúne informações sobre a evolução dos empregos e das competências. Este projeto mapeia o planeamento da força de trabalho das organizações até 2030 e aponta um rumo a empresas e governos que procuram garantir uma transição para um futuro de trabalho melhor. A pesquisa projeta as macrotendências e as tendências tecnológicas, as mudanças no cenário profissional e nas necessidades de competências, bem como as práticas de negócios em constante mudança. O survey dirige-se a organizações públicas e privadas com, no mínimo, 500 colaboradores e deve ser respondido por Chief Executive Officers, Chief Human Resources Officers, Chief Learning Officers, Chief Diversity and Inclusion Officers, Chief Strategy Officers, Chief Financial Officers ou Chief Innovation Officers. O questionário leva aproximadamente 20 a 30 minutos a ser preenchido, é totalmente confidencial e os dados das respostas são submetidos numa base de dados segura do Fórum Económico Mundial não sendo partilhadas informações sobre o entrevistado ou a organização. Depois de preenchido o survey, os respondentes terão a oportunidade de comparar a sua organização com os resultados globais do relatório sobre o Futuro do Trabalho que será divulgado em dezembro de 2024. O questionário deve ser respondido até ao próximo dia 15 de junho neste link. Entretanto pode consultar aqui o relatório do estudo publicado em 2023. Muito obrigado pela colaboração!

A sua privacidade é importante para nós

Os cookies neste site podem ser utilizados pela APG e pelos seus parceiros para melhorar a navegação e desempenho do site, analisar a sua utilização e possibilitar a criação de conteúdos de publicidade direcionada e de redes sociais. Por defeito, só os cookies estritamente necessários se encontram ativos. Para mais informação visite os nossos Termos de Utilização e Política de privacidade