Notícias APG e Atualidade do Mundo RH

Segundo o Tribunal de Contas Europeu (TCE) há cada vez mais jovens europeus a fazerem estágios antes de encontrarem o primeiro emprego, mas um terço deles ainda não são remunerados, o que pode agravar as desigualdades. Este é um problema para os jovens, que se vêem obrigados a recusar um estágio por não terem condições financeiras para o fazer o que pode dificultar aos jovens desfavorecidos a encontrarem um primeiro emprego”, sublinha o TCE. Não existem estatísticas oficiais sobre esta questão, mas o TCE estima que todos os anos 3,7 milhões de jovens da União Europeia façam estágios, sendo que a percentagem de jovens que tiveram esse tipo de experiência de trabalho “aumentou muito na última década“. “No entanto, para os estágios serem úteis, é preciso garantir que têm qualidade e os estagiários não substituem trabalhadores habituais“, alerta o TCE. Já em 2014 o Conselho da União Europeia tinha recomendado aos Estados-membros que aplicassem uma série de normas mínimas para assegurar a qualidade dos estágios (como um contrato escrito, objetivos de aprendizagem e duração razoável). Também em Portugal os estágios têm ganhado terreno, sendo que o Instituto do Emprego e Formação Profissional disponibiliza vários apoios nesse sentido.

Nesta edição da rubrica "Virado do Avesso" convidamos Eduardo Marques Lopes (Diretor de Marketing e Comunicação da Multipessoal). Desde um cenário apocalíptico ou numa equipa com supoerpoderes, isto era o que ele faria nas seguintes situações.

Já se encontra disponível o plano de formação da APG para o 1º semestre do corrente ano de 2024 o qual foi delineado tendo sempre em conta os dois princípios que a associação tem vindo a considerar fundamentais na sua atividade formativa: inovação e continuidade. O plano foi ainda desenhado tendo por base o resultado das respostas ao questionário de necessidades de formação respondido por sócios e não sócios. Relembramos que os membros da APG, sejam eles individuais ou coletivos, beneficiam de condições especiais de inscrição. No nossa página da internet encontra-se informação completa sobre as ações de formação.

No âmbito da edição piloto do M3NTORIA 3D que decorreu em Lisboa, uma iniciativa co-financiada pelo FAMI (Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração) e pelo ACM (Alto Comissariado para as Migrações), foi produzido o "Caderno das Mentorias". O projeto foi implementado pela TESE, uma ONG que atua, nomeadamente, nas áreas do emprego/empregabilidade e na capacitação para o impacto social, em parceria com a APG (parceiro de implementação), a ALCC (Associação Lusofonia Cultura e Cidadania), a Fundação Cidade de Lisboa e a Casa do Impacto (parceiros estratégicos). Conscientes que as pessoas migrantes e/ou refugiadas enfrentam dificuldades particulares no acesso ao mercado de trabalho, pretendeu-se com este programa contribuir para que essas pessoas pudessem traçar os seus caminhos e definir o seus projetos de vida, sob condições de maior igualdade. O "Caderno das Mentorias" é um documento que compila os passos implementados ao longo do projeto, assim como os resultados alcançados, para levar esta metodologia a mais pessoas e organizações interessadas no tema da inclusão profissional de pessoas migrantes ou refugiadas. Consulte aqui este documento.

Depois do sucesso da edição anterior, vai começar no próximo dia 1 de março, e novamente numa parceria entre a APG e a SWAIFOR, a edição 2024 do Curso de Certificação Well-being Manager destinado aos profissionais que pretendam exercer internamente a função de “Well-being Manager” e saber como implementar estratégica e taticamente o tema do WB organizacional. O Well-being dos colaboradores é estratégico para o sucesso das organizações nos dias de hoje. Para 53% das organizações, é expetável que exista uma estratégia formal para alavancar o Well-being dos seus colaboradores, sendo que 96% dos profissionais de RH reconhecem a sua importância em contexto organizacional e o seu impacto na qualidade de vida das suas pessoas. Os objetivos da "Certificação em Well-being Manager" permitem ainda medir o Well-being organizacional e o seu impacto na produtividade, atratividade e retenção do talento. Data/Duração/Módulos O curso terá início a 1 de março e termo a 31 de maio de 2024 (3 meses) sendo realizado à distância através da plataforma Zoom totalmente em língua portuguesa e uma duração de 80 horas, em horário compatível com os vários fusos horários, nomeadamente com os países de língua oficial portuguesa: 5as e 6as feiras, das 19h00 às 23h00, horários de Portugal. Constituído por 15 módulos, este curso é essencialmente de cariz prático, fornecendo “ferramentas” de trabalho aos atuais e futuros “Well-being Managers” ajustando-as a cada uma das suas realidades. Investimento (IVA a 23% incluído) - 1.845,00€ - Não sócios - 1.476,00€ - Sócios APG e das associações RH da CPLP Nota: os valores mencionados podem ser liquidados em 3 prestações mensais. Pronto pagamento: 5% desconto. Consulte aqui a brochura completa. Ficha de inscrição. Para mais informações contacte: [email protected] ou através do telefone: 213 580 912.

No passado dia 18 de dezembro de 2023, pelas 17h30, reuniu a Direção Nacional da APG, no âmbito do regular funcionamento dos seus Órgãos Sociais. Nessa mesma reunião, o Presidente da Direção - Pedro Ramos - e um dos Vice-presidentes responsável pelo pelouro Financeiro – Carla Caracol -, apresentaram a sua demissão, assumindo que não reuniam condições pessoais para cumprir até ao fim o mandato com que se tinham comprometido com os sócios da APG. Esta decisão, que a Direção da APG respeita, é recebida com surpresa e pesar pela mesma, uma vez que a nossa Associação se encontra a viver um momento alto da sua existência, assistindo a uma dinâmica de realizações verdadeiramente entusiasmante e que a todos nos orgulha, de onde destacamos: 1. Dinâmica de crescimento do número de associados; 2. Aumento significativo de presença e visibilidade na imprensa, redes sociais, eventos da comunidade de RH e outros eventos corporativos, dando voz à APG e aos seus associados; 3. Reforço do impacto e relevância do Encontro Nacional da APG, com significativo aumento do número de participantes (em 2023 mais de 800 participantes, tornando-o no maior evento de RH em Portugal); 4. Reforço da participação da APG nos eventos internacionais de RH, tendo organizado em 2023 a reunião anual de delegados europeus da EAPM – European Association of People Management – e também a reunião anual da WFPMA – World Federation of People Management Associations; 5. Criação do HR Digital International Forum, lançamento dos eventos regionais APG People Hub e reformulação do Encontro Nacional de Jovens da APG; 6. Reformulação da estratégia de comunicação da APG, com renovação editorial da revista PESSOAS e criação do HUB Pessoas, plataforma digital de partilha de conteúdos; 7. Reforço da componente formativa da APG, com novas ofertas no seu catálogo e duas novas certificações; Estas realizações, que são o aprofundar de um longo e sério trabalho feito pelas Direções que nos precederam, são fruto de um enorme esforço coletivo, não só do trabalho voluntário de todos os membros desta Direção, bem como de todo um conjunto de outros contribuidores envolvidos, como os restantes membros dos Orgãos Sociais da APG, a equipa de colaboradores permanentes da APG, inúmeros sócios que voluntariamente deram o seu contributo ao longo do nosso mandato, a nossa empresa parceira na produção de conteúdos e eventos – MarcAsério –, todas as entidades que patrocinaram as nossas atividades e todas as instituições com quem desenvolvemos protocolos. A todos eles a Direção da APG reitera o seu apreço e gratidão, deixando desde já claro o seu propósito de com todos continuar a contar nesta jornada de engrandecimento da nossa Associação, da nossa comunidade profissional e da sociedade portuguesa em geral. Apesar da demissão de dois membros da Direção, a APG continua o seu trabalho com os restantes membros da Direção atual, no decurso normal do seu funcionamento institucional, com o entusiasmo e rigor de sempre. Face aos acontecimentos presentes, a Direção Nacional irá deliberar com toda a serenidade os passos a dar em termos de governança futura da nossa Associação e naturalmente, de forma transparente, apresentar na próxima Assembleia Geral o Relatório e as Contas do ano de 2023. Votos de Festas Felizes e de um 2024 com ainda mais motivos para nos orgulharmos da nossa APG. Uma APG de todos. A Direção Nacional Elsa Carvalho – Vice-Presidente Ricardo Fortes da Costa – Vice-Presidente Denize Athayde Dutra – Vogal Helder Figueiredo – Vogal Manuel Moutinho de Carvalho – Vogal Maria João Ceitil – Vogal Paula Rocha – Vogal Sónia Gonçalves – Vogal Wander de Carvalho - Vogal A Presidência da Mesa da Assembleia Geral Mário Ceitil - Presidente Lisboa, 21 de dezembro de 2023

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