Mulheres ocupam menos de um terço de cargos de gestão e liderança nas empresas

As mulheres ocupam apenas 30% dos cargos de gestão em Portugal e 27% dos cargos de liderança, com o setor público e as cotadas a apresentarem uma evolução mais rápida nesta questão, segundo um estudo da consultora Informa D&B.
 
O estudo apontou que «a presença feminina nas empresas diminui à medida que a responsabilidade dos cargos aumenta», realçando que «as mulheres representam 48% da população ativa em Portugal, mas nas empresas, a percentagem de emprego feminino é de 42%».
 
Analisando cargos de topo, a «presença feminina é muito inferior à masculina», sendo que «nas funções de direção-geral, 17% são exercidas por mulheres e apenas 16,4% dos lugares nos conselhos de administração é ocupado por mulheres».
 
Segundo a Informa D&B, «a presença feminina em cargos de decisão diminui também com a dimensão das empresas», destacando que «entre as grandes empresas, 19% dos cargos de gestão são desempenhados por mulheres, uma percentagem que é de 20% nas médias empresas, de 23% nas pequenas empresas e de 30% nas microempresas».
 
Por outro lado, «nas empresas cotadas e no sector empresarial do Estado a evolução da representatividade das mulheres em cargos de gestão é relativamente mais rápida», visto que «estão sujeitas à lei que estabelece, desde 2017, o regime da representação equilibrada».
 
Segundo o estudo, «nas empresas cotadas, a presença de mulheres nos cargos de gestão evoluiu 15 pontos percentuais, de 12,2% em 2017 para 27,3% em 2023», sendo que «em 2023 havia ainda 20% de empresas cotadas sem qualquer mulher nos seus cargos de gestão».
 
Já nas 279 empresas do sector empresarial do Estado, «82% das equipas de gestão eram mistas em 2023, um registo 11 pontos percentuais superior ao de 2017», indicou.
 
A Informa D&B deu ainda conta de que «o sector dos serviços gerais é o que regista maior percentagem de mulheres em cargos de gestão (43%)», seguindo-se retalho e alojamento e restauração com 33%, e atividades imobiliárias e serviços empresariais com 31%.
 
«Os sectores com menor percentagem de mulheres em cargos de gestão são as tecnologias e informação e comunicação, energias e ambiente e construção, todos com apenas 18%», rematou.

Outras publicações em que pode estar interessado...

Deixe um comentário

A sua privacidade é importante para nós

Os cookies neste site podem ser utilizados pela APG e pelos seus parceiros para melhorar a navegação e desempenho do site, analisar a sua utilização e possibilitar a criação de conteúdos de publicidade direcionada e de redes sociais. Por defeito, só os cookies estritamente necessários se encontram ativos. Para mais informação visite os nossos Termos de Utilização e Política de privacidade