Aliança Coaching Profissional junta na profissionalização do Coaching em Portugal

COACHING PROFISSIONAL AFINAL O QUE É?

Vivemos numa era em que a comunicação abunda e flui, porém algumas vezes de forma desordenada e até caótica. É comum o uso de palavras populares passarem a ser usadas com sentidos diversos, dando origem a confusões e mal-entendidos. A palavra Coaching, que dá voz a um conceito de desenvolvimento pessoal e profissional meritório e virtuoso, é um desses casos.

Assim sendo, é nossa responsabilidade contribuir para uma comunicação transparente que seja capaz de alinhar pessoas, equipas e organizações. Isso permitirá tomadas de decisões cada vez mais informadas sobre os serviços oferecidos sob a denominação de ‘Coaching’.

A Aliança Coaching Profissional foi criada em março de 2021 como uma parceria entre três associações sem fins lucrativos, amplamente reconhecidas no cenário nacional e internacional, que defendem o Coaching profissional e ético e que tem vindo a atuar com a missão de contribuir para a divulgação e afirmação crescente do Coaching profissional na sociedade portuguesa.

(Pode saber mais sobre estas organizações neste artigo):

  • Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG)
  • European Mentoring & Coaching Council (EMCC Portugal)
  • International Coaching Federation (ICF Portugal)

Move-nos o reconhecimento comum de que o Coaching profissional, rigoroso e ético se assume hoje, a nível global, como um poderoso processo de desenvolvimento pessoal, profissional, organizacional e social, especialmente virtuoso, no desafiador mundo em que vivemos.


O QUE É ENTÃO O COACHING PROFISSIONAL?

A Aliança Coaching Profissional entende Coaching profissional, rigoroso e ético como um serviço profissional presente em diferentes campos (designadamente organizacional, académico, social, desportivo), assegurado por um coach profissional interno ou externo, através de:

  • uma parceria entre um coach profissional e um cliente (individual, grupo, equipa ou organização), para alcançar objetivos definidos pelo cliente;

e de

  • um processo estimulante e criativo que assenta nos recursos internos do cliente e que lhe permita ganhar consciência e questionaras suas assunções e crenças, considerar diversas perspetivas e testar modos alternativos para, nomeadamente, melhorar competências, tomada de decisão e qualidade de vida, maximizando o seu potencial.

 

A Aliança Coaching Profissional entende que o Coach Profissional:

  • Possui formação inicial, exigindo o cumprimento de diversos requisitos de experiência e exames que testam conhecimentos e competências com padrões estabelecidos e revisão de pares, bem como formação contínua, requerendo a realização de “Unidades de Crédito de Educação” que é condição para manter a sua credencial, à semelhança do que acontece em outras profissões. Preferencialmente deverá também obter credenciação em Coaching, através de processos reconhecidos internacionalmente, nomeadamente por associações de Coaching com expressão global
  • Subscreve Códigos de Ética reconhecido internacionalmente, nomeadamente por associações de Coaching com expressão global.
  • Submete-se a supervisão e/ou mentoria relativamente à atividade de Coaching que exerce, por profissional credenciado ou acreditado para o efeito.

 

As Associações que integram esta Aliança subscrevem o Global Code of Ethics (www.globalcodeofethics.org) ou o ICF Code of Ethics (https://coachingfederation.org/ethics/code-of-ethics) que estabelecem orientações muito claras quanto aos princípios pelos quais os Coaches que o subescrevem, assumem reger-se, nomeadamente no que se refere a:

  • Contratação;
  • Integridade;
  • Confidencialidade;
  • Interações adequadas com o cliente;
  • Conflitos de interesse;
  • Término de relacionamento profissional;
  • Reputação da atividade;
  • Supervisão;
  • Desenvolvimento profissional contínuo;
  • Feedback dos Clientes.


OS PARCEIROS DA ALIANÇA COACHING PROFISSIONAL

  1. A APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas é uma associação profissional de direito privado, de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo português como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. É uma associação de âmbito nacional que congrega pessoas e organizações que se dedicam à gestão do capital humano ou exercem funções especializadas nesta área. O GPC – Grupo Português de Coaching, como grupo focado numa área tão relevante ao desenvolvimento do capital humano, é parte integrante da APG e tem como missão prestigiar o Coaching em Portugal, promover o desenvolvimento dos seus membros como profissionais de Coaching e proceder ou colaborar no reconhecimento da profissão de Coaches, nos termos legais.
  2. A EMCC PORTUGAL faz parte integrante do European Mentoring & Coaching Council (EMCC Global), contando 14 000 membros em todo o mundo, como sua única e legítima representante em Portugal. Tem como missão o desenvolvimento, promoção e definição das melhores práticas em mentoring, Coaching e supervisão, para benefício da sociedade. É inclusiva, e rege-se pelos princípios da diversidade e responsabilidade social. Como parte integrante da EMCC Global, apoia o desenvolvimento profissional dos seus membros portugueses através do intercâmbio de experiências e melhores práticas a nível internacional. Podem fazer parte da EMCC Portugal pessoas e empresas que com interesse nas temáticas do mentoring, Coaching e supervisão, que se revejam e aceitem cumprir o estabelecido no Código Global de Ética.
  1.  A ICF Portugal é a estrutura local da ICF (International Coaching Federation). Nascida há 28 anos, tem mais de 50 000 membros espalhados por 150 países e territórios e 143 organizações locais. Os seus membros entendem o Coaching como parte integrante de uma sociedade próspera. Cada membro da ICF, representa a mais alta qualidade do Coaching profissional e colabora ativamente na concretização da sua missão (a ICF existe para liderar o avanço global da profissão de Coaching) e objetivos estratégicos e na vivência dos valores que defende.


CONTACTOS DA ALIANÇA COACHING PROFISSIONAL

Outras publicações em que pode estar interessado...

Deixe um comentário

A sua privacidade é importante para nós

Os cookies neste site podem ser utilizados pela APG e pelos seus parceiros para melhorar a navegação e desempenho do site, analisar a sua utilização e possibilitar a criação de conteúdos de publicidade direcionada e de redes sociais. Por defeito, só os cookies estritamente necessários se encontram ativos. Para mais informação visite os nossos Termos de Utilização e Política de privacidade