Melhores Fornecedores RH 2025: Abertas as Candidaturas
Encontram-se abertas até ao próximo dia 31 de outubro, as candidaturas para a iniciativa promovida pela APG, em
Encontram-se abertas até ao próximo dia 31 de outubro, as candidaturas para a iniciativa promovida pela APG, em
Nesta edição da rúbrica “Explicar a um Extraterrestre” abordamos a forma como o design funcional dos espaços de
Nesta edição entrevistamos uma das figuras mais importantes do cenário corporativo atual português, Rui Miguel Nabeiro (CEO do
Torne-se sócio da APG, tenha acesso a conteúdos exclusivos e esteja a par das últimas novidades da gestão de pessoas em Portugal e no mundo!
Os cookies neste site podem ser utilizados pela APG e pelos seus parceiros para melhorar a navegação e desempenho do site, analisar a sua utilização e possibilitar a criação de conteúdos de publicidade direcionada e de redes sociais. Por defeito, só os cookies estritamente necessários se encontram ativos. Para mais informação visite os nossos Termos de Utilização e Política de privacidade
Opinião: O Poder do Coaching, “O Coaching é sobre criar o futuro”
Cristina Barradas, VP of Marketing & Communication da PMI Portugal
A incerteza e a complexidade aumentam a um ritmo significativo. Somos impactados por desafios diversos que tocam dimensões muito críticas das nossas vidas: paz, saúde, bem-estar, educação, ambiente, economia.
Vivemos num mundo turbulento em que as pessoas se encontram sob uma enorme pressão. Os desafios carregam oportunidades, por vezes, dissimuladas. No entanto, como escreveu Solange Charas, “sob pressão, há pedras que se transformam em diamantes e outras que são reduzidas a pó”. A fragilidade e a volatilidade circundantes convidam ao autoconhecimento e à reinvenção, sendo para tal indispensável estarmos abertos à mudança e ao crescimento.
A ansiedade em relação ao futuro paira no ar. Peter Drucker afirmou que “a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo”. O Coaching ativa o poder de escolher, de atuar, de crescer e de construir o futuro no presente.
O tempo é uma invenção. O passado são as histórias que nós contamos a nós próprios e aos outros e como contamos a história faz a diferença no sentir e influencia a nossa capacidade de aprender. O futuro é o tempo que não aconteceu, quando o futuro acontece é presente e logo a seguir é passado.
No presente, vivemos a arte das possibilidades e podemos escolher que decisão tomar e como agir. Visualizamos futuros. Temos o poder de influenciar o futuro com as decisões e ações que tomamos no presente.
O Coaching é sobre criar o futuro.
Nós podemos relacionar-nos com o futuro a partir de um estado de espírito impregnado de angústia e de medo. Tal acarreta o risco de nos limitarmos a sobreviver.
Podemos, também, relacionar-nos com o futuro a partir de um sentimento de esperança e de confiança, adquirindo, assim, a liberdade de imaginar o futuro e de explorar possibilidades. Tal capacita-nos para transformar a incerteza em oportunidade.