HR Digital 2024 Report

HR Digital by APG

THE FUTURE OF WORK: FROM A.I. TO HUMANOIDS

No passado dia 21 de Maio ocorreu a segunda edição do HR Digital by APG.

20 oradores debateram as tendências mais emergentes na gestão de pessoas, numa era onde a tecnologia digital redefine constantemente as regras do jogo. Foi um dia de reflexão profunda e provocativa sobre como a tecnologia está a redefinir a nossa abordagem à gestão das pessoas.

Tendo presente os temas abordados destacaria 4 tendências:

  1. Transformação através de People Analytics e IA

Num mundo cada vez mais orientado por dados, People Analytics emerge como uma ferramenta indispensável para a tomada de decisões estratégicas. A capacidade de transformar dados em insights é já um diferencial competitivo pelo que deveremos interrogarmo-nos:  estamos preparados para aproveitar plenamente o potencial dos dados e da IA? Estamos de fato a potenciar a utilização destas ferramentas de forma a promover a produtividade mas também o bem estar das nossas pessoas?

  1. Atrair e Gerir Talento na Era Digital

A atração e gestão de talento na era digital exige mais do que um pack salarial competitivo. Flexibilidade, cultura organizacional vibrante e oportunidades de crescimento/escolhas são temas cada vez mais relevantes. Mais do que nunca as organizações necessitam de ser criativas e inovadoras, utilizando tecnologias de inteligência artificial e plataformas digitais para identificar, atrair e proporcionar ambientes onde os talentos escolham ficar. O recurso a plataformas digitais não só para atrair e desenvolver as pessoas (metaverso como excelente exemplo) mas igualmente para oferecer pacotes de benefícios personalizados que atendam às necessidades individuais dos colaboradores são uma tendência crescente e um must have no contexto atual.

  1. Inovação e Criatividade: A busca constante por novas abordagens

A inovação e a criatividade são essenciais para sobreviver e prosperar neste ambiente competitivo e interconectado. A promoção de um ambiente aberto e colaborativo, onde todos os colaboradores se sintam capacitados para contribuir com ideias novas e disruptivas constitui igualmente uma prioridade da gestão.

  1. Responsabilidade e Ética na Utilização de IA

Com o crescente uso da inteligência artificial nas organizações, surge a necessidade urgente de abordar questões de responsabilidade e ética. Como podemos garantir que as nossas práticas de IA são transparentes e justas? As organizações devem implementar políticas rigorosas para a utilização de IA, garantindo que as decisões automatizadas não perpetuam determinados vieses ou, mesmo, discriminação. A ética digital deve, assim, estar no centro da estratégia de qualquer empresa que aspire a ser líder na era digital.

 

O HR Digital by APG deixou claro que a transformação digital na gestão de pessoas é uma realidade que está a moldar o futuro das organizações. Estas necessitam, no entanto, de estar dispostas a questionar-se, inovar e adaptar-se para prosperar nesta nova era. O momento de agir é agora. Assim, estamos prontos para liderar a mudança?

 

Elsa Carvalho

Vice-Presidente APG // Head of Business Development da WTW

Outras publicações em que pode estar interessado...

A sua privacidade é importante para nós

Os cookies neste site podem ser utilizados pela APG e pelos seus parceiros para melhorar a navegação e desempenho do site, analisar a sua utilização e possibilitar a criação de conteúdos de publicidade direcionada e de redes sociais. Por defeito, só os cookies estritamente necessários se encontram ativos. Para mais informação visite os nossos Termos de Utilização e Política de privacidade