
A influência geopolítica na decisão estratégica c/ Rui Nascimento Alves (DRH @ Lusitania Seguros)
Num mundo cada vez mais interligado e instável, o papel da gestão de pessoas ganha centralidade estratégica nas
Num mundo cada vez mais interligado e instável, o papel da gestão de pessoas ganha centralidade estratégica nas
Já está disponível online a edição de junho de 2025 da Revista Pessoas, publicação oficial da APG –
Num mundo onde a única constante é a mudança, o papel da aprendizagem ganha uma relevância sem precedentes.
Torne-se sócio da APG, tenha acesso a conteúdos exclusivos e esteja a par das últimas novidades da gestão de pessoas em Portugal e no mundo!
Os cookies neste site podem ser utilizados pela APG e pelos seus parceiros para melhorar a navegação e desempenho do site, analisar a sua utilização e possibilitar a criação de conteúdos de publicidade direcionada e de redes sociais. Por defeito, só os cookies estritamente necessários se encontram ativos. Para mais informação visite os nossos Termos de Utilização e Política de privacidade
Espaço GPC-APG: Coaching na Educação
Paula Rocha
Coaching na Educação
O verão está a chegar ao fim e com ele terminam também as férias escolares. O regresso de Setembro marca um novo reinício: as escolas ganham vida e toda a comunidade escolar se prepara para um novo ciclo.
O início de cada ano letivo é um livro em branco escrito por várias mãos. Os agentes educativos e os dirigentes colocam expectativas, preparam-se para desafios e desejam superar todas as dificuldades que o novo ano escolar lhes traz. Os alunos vão iniciar um capítulo com novas histórias sobre as suas aprendizagens, as suas conquistas e o desenvolvimento das suas capacidades emocionais e sociais. As famílias têm a oportunidade de partilhar as suas experiências anteriores e rever o caminho que fizeram, com o objetivo de melhorar e fazer deste ano, que agora inicia o melhor de sempre. Todos esperamos que o livro tenha um final feliz e, para isso, todos se devem comprometer com a criação de um ambiente educativo positivo e colaborativo, onde os objetivos de cada indivíduo são respeitados e promovidos.
O coaching, é uma metodologia que pode contribuir, de forma eficaz, para atingir as metas de cada interveniente no processo educativo. O papel do coach educacional é o de promover um ambiente em que todos se sintam seguros para expressar os seus desejos, ambições e dúvidas.
Para os alunos, o coaching, pode desempenhar um apoio fulcral ao ajudar na definição de metas: um coach pode ajudar a definir objetivos claros e planos de ação para atingir esses objetivos. Pode apoiar os alunos no desenvolvimento de capacidades pessoais como a autoconfiança, a disciplina, a atenção, a resiliência, a empatia, a escuta ativa… Ajuda a melhorar o desempenho escolar, pois nas sessões de coaching, os alunos podem identificar as suas dificuldades específicas e trabalhar em estratégias personalizadas para as superar. Pode, também, ser particularmente útil no apoio à transição entre diferentes níveis de educação, na medida em que disponibiliza ferramentas que ajudam os alunos nas novas rotinas e na gestão das suas expectativas.
Quanto aos papel do coaching junto dos professores e outros agentes educativos, pode apoiar na gestão do stress do dia-a-dia, disponibilizando técnicas para lidarem melhor com a pressão. As sessões com estes profissionais, podem ser igualmente úteis para ajudar a encontrar o propósito e missão de vida, ou um caminho para se tornarem personalidades magnéticos, que inspiram e motivam os alunos, tornando a educação uma jornada transformadora e prazerosa para todos.
Independentemente da especificidade, o coaching pode promover o reforço de competências, tais como, a cooperação e o trabalho em equipa, incentivando a colaboração e a comunicação, que levam à criação na escola de espaços de descoberta, promotores de boas relações interpessoais, onde o erro possa ser visto como parte do processo, e a celebração seja uma prática comum.
A metodologia de coaching, é utilizada para promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e dos agentes educativos, bem como, para apoiar a criação de ambientes de trabalho seguros, saudáveis e promotores de bem estar. Esta metodologia, deve ser praticada por profissionais altamente qualificados e experientes, pois oferecem garantia de sucesso.
O início do nova ano letivo é, portanto, uma excelente oportunidade para explorarmos o coaching como um meio de fazermos a diferença na nossa vida, na vida dos nossos alunos, em particular, e na comunidade escolar, em geral.
Paula Rocha
Presidente do Grupo Português de Coaching da APG